Régua

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

FOME.
A sensação de fome dificulta enormemente a manutenção da perda de peso e deve ser evitado durante o processo de reeducação alimentar.

Afinal, o que é a fome? Ao contrário do que muitos pensam a fome não é gerada no estômago e, sim, no cérebro. É o cérebro que dá ao indivíduo a sensação de fome e saciedade. É ele que nos informa a hora de comer e dele provém o controle sobre a digestão e absorção de alimentos pelo organismo.

O estômago vazio oferece ao cérebro alguns sinais que apontam a necessidade de se alimentar e imediatamente desencadeia-se o processo de busca pela comida.

Na prática, o que se percebe é o seguinte: cada vez que se pula uma refeição, um mecanismo psicológico de compensação é ativado e o cérebro acaba produzindo um impulso que impele o indivíduo a buscar grandes quantidades de alimento para compensar a falta sentida.

Do ponto de vista biológico, quando o organismo passa longos períodos sem alimento, a capacidade de absorção aumenta contribuindo, assim, para o ganho de peso. Além disto, após períodos de jejum, os freqüentes sinais de fome emitidos por diversas partes do organismo ativam o centro cerebral que demora mais a ser desativado, prolongando a sensação de fome e incentivando o consumo alimentar.
As explicações aqui apresentadas mostram que dietas radicais à base de jejum podem tornar mais sofrido o processo de emagrecimento e dificultar a manutenção da perda de peso.

Enganar o estômago pode até ser uma tarefa simples, mas enganar o cérebro e seus mecanismos de compensação é uma empreitada bem mais árdua. Assim, quando se deseja optar pelo emagrecimento seguido por saúde e bem–estar a reeducação alimentar é, sem sombras de dúvida, a proposta mais indicada por respeitar os mecanismos de funcionamento do corpo e da mente. Fonte: Cyber Diet.
Bjus
Ro

6 comentários:

  1. Rogerinha, era um encontro FASHION, muié.... Era só sobre coisas bonitas, tinha que ter muié bonita, né ? Gordinha mesmo só eu e Amandinha que ta grávida, não vale... Brigada pelos elogios... Tb adoro vc! Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Rô,
    Meu cerebro alé de famito é viciado em doce.
    Ele me dá um trabalho danado, as vezes encasqueta que qyer doces, eu estou enganando ele com as barrinhas de cereais, mas achoi que essa semana exagerei.
    Bjus

    ResponderExcluir
  3. Passei para conhecer seu blog e te linkei.. realmente, eu não pulo refeições como de 3/3 horas pq senão á noite vem minha compulsão e depois com a RA estou me controlando bem mais... um beijo e uma ótima semana...

    ResponderExcluir
  4. Rô passei pra te desejar uma excelente semana, cheia de conquistas.
    Fique com Deus, muitas beijokas pra vc!

    ResponderExcluir
  5. Ai amiga, comprei uma esteira, acho que tabém ajuda né?!
    Brigadão pela força!! que Deus te abençoe e te ajude!!
    Beijocassssssssss...

    ResponderExcluir
  6. Eu não posso dizer que sinto fome, mas sinto vontade de comer o dia todo. Afff.
    Tá difícil demais da conta.

    ResponderExcluir