Régua

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Quem Lembra?


Na novela Páginas da Vida, de Manoel Carlos, a personagem Anna, vivida por Deborah Evelyn, é uma mãe que insiste em fazer de sua filha um espelho fiel do que ela queria ter sido. Anna projeta na filha o sucesso que não teve e exige que Giselle (Rachel de Queiroz) seja bailarina, quando o que a menina quer mesmo é jogar bola. É tanta pressão para que ela seja magra que Giselle já dá sinais de que sofre de bulimia.

Se dependesse da minha mãe eu seria uma bailarina!

Em minha opinião minha mãe apanhou alguns atalhos para me persuadir a emagrecer que muito me magoaram do tipo fazer comparações com minhas primas todas magras.Ela chegou a comprar roupas maravilhosas de tamanhos pequenos para me incentivar a emagrecer, porem essas atitudes resultavam efeitos catastróficos!Lembro-me que entre inúmeras vezes fui a um endocrinologista que ela pagou na época era um valor exorbitante, ele me prescreveu uma formula milagrosa; no primeiro mês eu eliminei 10 kg, porem meu coração acelerava, minha boca ficava amarga e seca, não conseguia dormir,fiquei nervosíssima,lembro-me que minha mãe ficou assustada com meu estado e não deixou eu retornar ao medico em menos de 2 meses eu havia engordado o dobro do que eliminei!

Bom não sofro de bulimia (graças a Deus), mas fico triste por não ter sido à filha modelo e magra que minha mãe sempre desejou, hoje lendo o blog da amiga Andréia (A vida me permitiu mudar. Escolhi um novo caminho!)onde ela faz um desabafo sobre a mãe machucá-la por estar gorda, fiquei pensando na minha mãe também!Sempre fiz de tudo para ser exatamente o oposto do que ela queria era uma forma de magoá-la!

Hoje tudo que eu quero são seus conselhos que antigamente eu denominava de criticas que ela fique muitos e muitos anos aqui comigo hoje desejo muito agradá-la e quem sabe lutar para usar todas aquelas roupas lindas que ainda não me servem mas eu as tenho guardadas!
Mãe eu te amo !
Bjus
Ro

9 comentários:

  1. Ro, a minha mãe fez exatamente a mesma coisa. Sofri muito com isso... Ontem ela me fez uma observação tão escr..(um palavrão!) que passei o dia mal, tiste, c/ vontade de chorar. Sofro essa tortura até hoje. Acho que isso influiu muito na minha personalidade, isso é ruim demais. Tenho certeza de que NUNCA vou fazer isso com a minha filha. De uma coisa boa podemos tirar c/ toda essa humilhação durante a vida, é que nunca faremos c/ nossas filhas. Sempre fica uma lição, né ?? Serviu pra nos tornar mães melhores... Mas minha mãe ainda me maltrata, diariamente... Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Eu acho muito dificil educar, as maes muitas vezes erram querendo acertar.
    Projetar se numa pessoa alheia, filho, marido é a pior coisa que podemos fazer pra nós mesmos.
    Eu amaria Ana medica e magra, explico pra ela que é ruim ser gorda e que estudo ninguem tira dela, mas falo de forma muito positiva.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Hummm...
    Me abstenho de comentários rsrs, pq a minha mãe tbém deu umas vaciladas pesadas em relação a mta coisa e eu agora procuro não cometer os mesmos erros com o meu filho.
    Mas que machuca, que é algo que a fica escondidinho aqui dentro da gente isso fica sim viu!

    Bjos e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  4. Oi Rô, acho q a maioria de nós sofreu com as tentativas de nossas mães, elas no fundo queriam nosso bem, nos ajudar mas é difícil entender ambos os lados. Minha mãe tb fez tudo isso comigo, até hj ela quer saber sobre minha alimentação e tals. beijos

    ResponderExcluir
  5. oi Rô. é, estas comparações de mãe são complicadas mesmo. Mas, no final das contas, elas magoam tentando acertar. Muitas vezes não sabem o que fazer, né?

    Beijão pra você!!!

    ResponderExcluir
  6. é complicado, as filhas tornam a esperança da mae atingir o que nao conseguiu e agora nao tem mais tempo... mas como a Leila disse educar nos dias atuais é complicado, minha filhinha de 3 anos ve eu me cuidando, me maquiando, malhando e ja esta pegando esse jeito de se cuidar, acho q o exemplo é o melhor caminho hoje. Mas queridas, perdoem sua mães, as vezes por amar demais elas na ignorancia as fizeram sofrer e ainda fazem, conversem com elas, mãe é só uma e se ela for uma mae boa, vale a pena passar por cima disso, Magoa e ressentimento é um cancer q nunca cicatriza, perdoar é o caminho da cura. e outra sentimentos assim engordam... bjos flores.

    ResponderExcluir
  7. Nossa rogéria nunca tinha olhado por esse lado. Eu era magra até uns tres anos atraz, entao nao passei por essa situaçao em casa, mas imagino que seja realmente muito dificil.Hoje ela fica falando que eu preciso emagrecer mas nao força a barra.

    ResponderExcluir
  8. Olá Rogéria,
    Ao ler seu post fiquei com a lágrima ao canto do olho. As mães sempre querem aquilo que elas pensam ser o melhor para os filhos e por vezes magoam... mas sem querer.
    Gordas, magras altas ou baixas nossas mães nos amam incondicionalmente!
    Parabéns pela sua postagem.
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá??
    é, minha mâe sempre fez questão de me ver comendo bastante...pois achava q filha gorda é filha saudável...e agora ela q me indicou fazer a redução de estomago...
    beijão.

    ResponderExcluir